terça-feira, 30 de março de 2010

Acreditação Hospitalar: Qualidade nos serviços de saúde

*Renato Camargos Couto
Acreditação é um procedimento que visa garantir a qualidade e a segurança da assistência prestada nas organizações de saúde. O processo de acreditação é contínuo e assegura a qualidade da administração da instituição de saúde através de sistemas de gestão devidamente certificados, garantindo a excelência, segurança, confiabilidade e crescimento da instituição.
Quando uma instituição de saúde é acreditada todos têm ganhos: os pacientes terão a garantia de entrega da melhor técnica médica com aumento expressivo da segurança; os trabalhadores terão relações internas mais claras já que todas as rotinas estarão padronizadas; haverá indicadores que poderão mensurar os resultados do trabalho e os acionistas terão seus recursos utilizados de maneira otimizada garantindo a rentabilidade.
O modelo de acreditação surgiu nos EUA, na década de 50, e aos poucos foi estendendo-se para outros países. Foi desenvolvido por especialistas a partir de modelos mundiais amplamente testados, o que diminui o risco. Este modelo é periodicamente revisado a partir dos desenvolvimentos da ciência da administração e das criticas das organizações de saúde usuárias.
Desde 1999, com a publicação pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos do relatório Errar é Humano, a atenção da sociedade tem se voltado para a qualidade da assistência hospitalar. Esse relatório levou ao conhecimento, da sociedade não médica mundial, os dados científicos que mostram a alta prevalência de eventos adversos relacionados à assistência e suas graves conseqüências: cerca de 100.000 óbitos-ano apenas nos EUA.
Esses dados alarmantes determinaram à necessidade de campanhas internacionais para a prevenção de tais ocorrências, inicialmente nos EUA. Em vista da dimensão desse quadro a Organização Mundial de Saúde (OMS) passa a tratá-lo com um problema mundial de saúde pública e lança em maio de 2007 um programa mundial de segurança assistencial.
O processo de Acreditação Hospitalar, do Programa Brasileiro de Acreditação, ONA (Organização Nacional de Acreditação), alinhado a este cenário, tem se consolidado como um excelente modelo de gestão para as organizações hospitalares no país. Seu enfoque são os resultados assistenciais e organizacionais, com forte ênfase no gerenciamento de riscos.
A organização do trabalho assistencial é o principal determinante da segurança nas organizações hospitalares podendo poupar milhares de vidas e diminuir sofrimento e seqüelas. Sem métodos gerenciais é impossível resolver este grave problema de saúde pública que consome cerca de 30% dos recursos gastos em saúde no mundo
*Doutor em Medicina, Diretor do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde - IAG - Saúde